Make your own free website on Tripod.com



A vez da molecada  

O encanto da capoeira praticada por crianças no mundo inteiro 

11/03/2004 - 16h10
Admon Costa



Depois da explosão da capoeira nas universidades e escolas de ensino médio, a capoeira vêm buscando traçar novos horizontes atrás de espaços emergentes na sociedade e um público diferencial.

Agora, a vez é das crianças, que estão ganhando seu lugar na capoeira, praticando a arte em escolinhas infantis. Instrutores e professores de capoeira estão cada vez mais expandindo e abusando da criatividade para garantir a preservação da arte-luta.

Com um projeto pedagógico bem elaborado e específico para trabalhar com crianças, capoeiristas estão encontrando mais um desafio. Hoje, diversos educadores desta arte, promovem excelentes trabalhos envolvendo recreação infantil e capoeira. Estes educadores afirmam que, as crianças aprendem com maior facilidade qualquer atividade desde que seja divertida e interaja com outras crianças num mesmo ambiente.

Recomendado por médicos, a capoeira também contribui para o desenvolvimento do raciocínio, coordenação motora, disciplina e prevenção de doenças cardio-respiratórias. Atualmente, crianças estão aprendendo de maneira divertida a prática do esporte, manuseio de instrumentos musicais, aprendem a cantar e a própria valorização da cultura brasileira.

 

 

 

Veja mais notícias

Ginga Online. Todos os Direitos Reservados.  Principal | E-mail | Mapa de usuários | Fotos | Editorial