Make your own free website on Tripod.com

Capoeira
Arte Mandinga
 












 

 

História do Grupo de Capoeira Arte Mandinga :::



O Grupo de Capoeira Regional Arte Mandinga surgiu em meados dos anos noventa com o intuito de reacender a chama das origens da capoeira através do Contramestre Malhação com sua primeira Matriz na Ladeira dos Galés nº 37 Brotas Salvador/BA. O grupo iniciou suas atividades com cerca de 250 alunos, tendo hoje um número estimado em 800 associados só na capital Salvador. O fundamento ideológico principal do grupo está baseado nas atividades direcionadas as comunidades mais carentes realizando assim, uma série de eventos, sendo toda a renda revertida em prol de instituições de caridade, relacionadas principalmente, aquelas que visam crianças de rua.

André Luiz da Silva, o ilustre Contramestre Malhação, nasceu em Salvador no dia 3 de Novembro de 1974. Desde então o futuro lhe guardaria uma trajetória de sucesso e solidariedade. Introduziu-se na prática da capoeira ainda na infância, menino pobre da periferia de Salvador, no início passou por fortes dificuldades, mas o espírito de guerreiro não o deixou abater e ele prosseguiu. Seus primeiros passos nessa arte tiveram como mentor primeiro o Mestre Bamba no Grupo Associação de Capoeira Mestre Bimba treinando por um ano e sete meses, logo transferindo-se para o Grupo Porto da Barra com o mestre Cabeludo onde permaneceu por mais quatro anos e meio. Com sua graduação de estagiário obtida durante sua estadia no porto da barra, pode dar início as suas atividades como professor no grupo Esquiva em março de 1991 permanecendo neste durante cerca de dois anos, quando então, resolveu expandir seus horizontes e criar seu próprio grupo o ARTE MANDINGA. Hoje, o contramestre Malhação comanda um esplendoroso trabalho junto as comunidades carentes da grande Salvador.

Atualmente o Grupo possui um grande trabalho no Brasil e também no exterior, o INTERCÂMBIO DE CAPOEIRA E FOLCLORE BRASILEIRO ARTE MANDINGA, tem hoje filiais na Espanha e na Dinamark, onde os eventos são realizados sob a coordenação do Contramestre Malhação. O Grupo de Capoeira Arte Mandinga possui uma grande equipe de instrutores e professores que desenvolvem trabalhos juntamente com o Contramestre Malhação nos bairros de Cosme de Farias, Nazaré, Brotas, Bonocô, Saúde, Vila Verde e Canela.




      Lucas Lima
Redação Ginga Online